Catarata
O que é a catarata?
A catarata é uma condição na qual o cristalino do olho se torna turvo, resultando em uma progressiva deterioração da visão que, em casos extremos, pode levar à cegueira. Geralmente, esse problema está associado ao processo natural de envelhecimento e tende a afetar predominantemente indivíduos com mais de 50-60 anos. No entanto, fatores como predisposição genética, lesões oculares, diabetes e o uso de corticoides também podem desencadear o desenvolvimento dessa condição. Embora a catarata seja uma das principais causas de cegueira em todo o mundo, felizmente, ela pode ser revertida por meio de intervenção cirúrgica.
Quais os sintomas da catarata?
Os sintomas da catarata podem variar de pessoa para pessoa e dependem do estágio e do tipo da catarata. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
Visão embaçada
visão pode parecer nublada, embaçada ou turva, como se estivesse olhando através de um vidro fosco.
Dificuldade em enxergar à noite
A visão noturna pode ser especialmente prejudicada, com dificuldade em distinguir objetos em ambientes com pouca luz.
Sensibilidade à luz
Algumas pessoas com catarata podem sentir maior sensibilidade à luz, causando desconforto ao olhar para fontes de luz brilhante.
Visão dupla
As imagens podem parecer duplicadas ou distorcidas, especialmente em um dos olhos.
Halos ao redor das luzes
Pode haver o aparecimento de halos coloridos ou círculos ao redor das fontes de luz, como lâmpadas ou faróis de carros.
Cores desbotadas
As cores podem parecer menos vibrantes ou mais desbotadas do que o normal
É importante notar que a catarata pode se desenvolver lentamente ao longo do tempo, então os sintomas podem não ser imediatamente perceptíveis. À medida que a catarata progride, os sintomas geralmente pioram. Se você estiver experimentando qualquer um desses sintomas, é recomendável consultar um oftalmologista para uma avaliação adequada e um plano de tratamento, se necessário.
Quais os tipos de catarata?
Existem vários tipos de catarata, cada um com suas próprias causas e características distintas. Os principais tipos de catarata incluem:
-
Catarata relacionada à idade: Este é o tipo mais comum de catarata e ocorre como resultado do envelhecimento natural do olho. Com o tempo, as proteínas na lente ocular começam a se aglomerar, tornando-a turva.
-
Catarata congênita: Alguns bebês nascem com catarata ou desenvolvem catarata durante a infância. Isso pode ser devido a fatores genéticos, infecções intrauterinas, lesões oculares ou anormalidades no desenvolvimento fetal.
-
Catarata secundária: Este tipo de catarata pode se desenvolver como resultado de outras condições oculares ou doenças sistêmicas, como diabetes, uso prolongado de certos medicamentos (como corticosteroides), exposição à radiação, lesões oculares, inflamação ocular crônica ou cirurgia ocular anterior.
-
Catarata traumática: Lesões oculares traumáticas podem levar ao desenvolvimento de catarata. Isso pode incluir lesões diretas no olho ou na região ao redor do olho.
-
Catarata relacionada à radiação: A exposição à radiação, seja de tratamentos médicos ou ambientais, pode aumentar o risco de desenvolver catarata.
Como a catarata pode ser classificada quanto a sua aparência e localização?
-
Catarata cortical: As opacidades começam na periferia do cristalino e avançam em direção ao centro. Ela possui a progressão com maior lentidão, pois é a que mais demora para atingir o e
-
Catarata nuclear: Desenvolve-se no núcleo do cristalino.
-
Catarata subcapsular posterior: Ocorre na parte de trás da cápsula do cristalino. Ela é a que mais comprometa a visão em um curto espaço de tempo, e possui a progressão mais rápida, pois pega o eixo visual já no seu início.
Como a catarata pode ser classificada com base na progressão e sintomas?
-
Catarata incipiente: Estágio inicial da catarata, onde as mudanças na lente ocular ainda não causaram sintomas significativos.
-
Catarata madura: Estágio avançado da catarata, onde a visão está consideravelmente comprometida.
-
Catarata hipermadura: A catarata chegou a um estágio muito avançado, geralmente com opacidades densas e sintomas mais graves.
Qual o tratamento da catarata?
O tratamento único para a catarata é a cirurgia. Quando a catarata começa a afetar significativamente a visão de uma pessoa e interfere em suas atividades diárias, a remoção cirúrgica é geralmente recomendada. Durante a cirurgia de catarata, o oftalmologista remove a lente opaca do olho (cristalino) e a substitui por uma lente artificial, chamada de lente intraocular (LIO).
(Saiba mais sobre a Cirurgia de Catarata)