Obstrução Ducto Lacrimal
Produção e escoamento da lágrima
O nosso filme lacrimal possui 3 partes: aquosa, lipídica e mucínica. A maior parte da lagrima é forma a camada aquosa, e essa é produzida pela glândula lacrimal. As lagrimas fluem sobre a superfície ocular e são drenadas por 2 aberturas no canto nasal dos olhos e escoam para o saco lacrimal, depois tubo do ducto lacrimal, em seguida para meato inferior do nariz e por último para a garganta. Quando há alguma obstrução nesse caminho temos os sintomas relacionados a esse quadro.
Tipos de obstrução do ducto lacrimal
-
Congênita
Paciente nasce com a patologia e pode ser corrigida com tratamento especifico até 1 ano de idade sem a necessidade de cirurgia ou algum procedimento.
-
Adquirida
Comum em adultos acima dos 50 anos de idade.
Sintomas das obstrução do ducto lacrimal
-
Lacrimejamento excessivo
-
Olho está constantemente “molhado”
-
Secreção amarela ou esbranquiçada pode estar presente - a famosa "remela"
Olho de bebê remelando e lacrimejando - Obstrução congênita do ducto lacrimal
Quando um bebê tem olho remelando e lacrimejando, isso pode ser um sinal de obstrução do ducto lacrimal, uma condição comum em bebês recém-nascidos. Esta condição é conhecida como dacriocistite congênita ou dacriostenose congênita. A obstrução do ducto lacrimal em bebês é geralmente devido a um desenvolvimento incompleto do sistema de drenagem lacrimal durante a gestação.
Tratamento
Na maioria dos casos, a obstrução do ducto lacrimal em bebês desaparece por si só durante os primeiros meses de vida, conforme o sistema de drenagem lacrimal amadurece. Enquanto isso, é recomendado o seguinte:
-
Massagem: O pediatra ou oftalmologista pode ensinar aos pais uma técnica de massagem suave sobre a área lacrimal associado ao uso de um colírio de lágrima artificial para ajudar a abrir o ducto obstruído. Isso pode ser feito algumas vezes ao dia.
-
Limpeza: Manter a área ao redor dos olhos limpa, removendo suavemente as remelas com água morna e uma gaze limpa.
-
Monitoramento: Os pais devem monitorar os sintomas e relatar qualquer piora ao médico.
-
Cirurgia: Se a obstrução persistir além do primeiro ano de vida ou se houver complicações graves, como infecções oculares recorrentes, pode ser necessário realizar uma sondagem e irrigação do ducto lacrimal sob anestesia geral. Esse procedimento é geralmente seguro e eficaz.
Tratamento na obstrução adquirida do ducto lacrimal
No paciente adulto, a massagem não consegue resolver o quadro e se faz necessário uma sondagem das vias lacrimais. Já em casos de persistência, uma intervenção cirúrgica pode se necessário (dacriocistorrinostomia).
Complicações da obstrução do ducto lacrimal – Dacriocistite
Dacriocistite é uma inflamação que acomete o saco lacrimal devido a obstrução do canal nasolacrimal podendo ser aguda ou crônica. O quadro com uma vermelhidão na região do saco lacrimal, que pode vir acompanhada de dor, lacrimejamento, inchaço e até mesmo febre. Nos casos crônicos, é comum perceber a saída de pus ao pressionar o sacro lacrimal.
Ainda em consequência disso, é possível aparecer cistos ou abscessos, resultantes do acúmulo de pus, e se não tratada, pode até resultar em fístula.