Você já se confundiu com um caminho por que não conseguiu ler uma placa de trânsito? Já teve dificuldades na leitura? Ou passa horas em excesso na frente do computador e fica com a vista cansada? Se alguma das suas respostas foram sim, você precisa de um oftalmologista!
Não é difícil detectar um problema na visão. Mas para te ajudar, separamos 10 sinais de que é o momento de procurar um oftalmologista
10 sinais de que é o momento de procurar um oftalmologista
1. Sensibilidade à luz
A sensibilidade à luz é bastante comum em quem tem astigmatismo. Farol dos carros, luz do computador e celular são os maiores causadores desse incômodo.
2. Chegar perto para ver televisão ou a lousa na escola
Chegar perto da televisão, da lousa na escola ou até mesmo aproximar muito o celular para conseguir enxergar melhor, pode ser um indício de miopia.
Esse sinal requer uma atenção maior dos pais, pois acaba afetando na aprendizagem das crianças, o que dificulta a concentração nas aulas e prejudica o ensino.
3. Dor de cabeça
Dores de cabeça são bastante comuns, mas não deixa de ser algo preocupante. Estresse, má alimentação, excesso de telas e alteração do sono podem ser fatores causadores, porém, é preciso identificar onde a dor está localizada. Comumente, quando o problema está ligado à visão, ela fica concentrada na região da testa.
Também é comum a dor surge mais ao final do dia ou após um longo período de estudo.
4. Dificuldades para enxergar à noite
É normal enxergar melhor durante o dia, e quando chega à noite, as dificuldades vão aparecendo e se adaptar ao período noturno pode ser um pouco mais difícil. Entretanto, se você não consegue visualizar as estrelas nitidamente ou tem a sensação que está mais escuro do que realmente é, isso pode ser sintomas de deficiência de vitamina A, catarata ou até mesmo doenças retinianas. Então, procure um oftalmologista.
5. Diabetes ou Hipertensão Arterial
O diabetes descontrolado pode causar alterações de grau, catarata e em casos mais graves a retinopatia diabética causa sangramentos na retina. Já a hipertensão arterial pode causar alterações nos vasos da retina. Em ambos os casos se não tratada e controlada, podem levar a cegueira.
6. Olhos semicerrados
Alterações de grau como miopia, astigmatismo e hipermetropia dificultam a leitura. É muito comum queixas como dificuldade na legendas de filmes e placas de trânsito. Se você está semicerrando seus olhos para realizar uma leitura, recorrer ao oftalmologista é o mais indicado.
7. Moscas volantes de inícios súbito ou flash de luz
Começar a enxergar pontinhos pretos na visão, as chamadas mosca volantes, é comum e fisiológico, mas quando elas aparecem repentinamente em grande quantidade ou quando associado a flash de luzes como de máquina fotográfica ou relâmpago é preciso ficar atento! Isso pode ser um sinal de rotura, rasgo ou até descolamento de retina.
8. Dor ou Pressão ocular
A pressão intra ocular varia de 10 a 21 mmHg, entretanto, pode chegar a valores mais altos. Quando sentimos dores ou pressões nos olhos muito intensas e persistentes vale a pena procurar um oftalmologista e verificar se está ocorrendo alguma variação na pressão dos olhos.
9. Visão dupla
Diplopia é o nome dado a duplicidade de imagens, isso acontece quando existe uma falta de coordenação nos músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, mas patologias como a catarata também podem causar a visão dupla.
10. Paciente com mais de 40 anos
Patologias oculares são mais frequentes a partir dos 40 anos, por isso, a consulta com o oftalmologista precisa ser mais regular. Algumas doenças mais prevalentes a partir dessa idade são: presbiopia, glaucoma e DRMI.
Comments