Novos Tratamentos no Controle da Miopia: Avanços Promissores
- Dra. Bruna Vilella | Oftalmologista
- 28 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de mar. de 2024
A miopia tem se tornado uma condição cada vez mais comum, afetando pessoas de todas as idades. Felizmente, pesquisadores e especialistas têm se dedicado ao desenvolvimento de novos tratamentos no controle da miopia, com o objetivo de desacelerar seu avanço e promover uma visão mais saudável a longo prazo.
Neste artigo, vamos explorar 5 dos mais recentes avanços no controle da miopia, oferecendo esperança e soluções inovadoras para aqueles que enfrentam esse problema visual.
1. Novos Tratamentos no Controle da Miopia: Lente de Óculos Especiais
Os óculos utilizam uma combinação de lentes ópticas e difusoras para criar um efeito de desfocagem periférica. Isso reduz a estimulação periférica excessiva do olho e tem como objetivo diminuir o estÃmulo de crescimento axial, que está associado ao aumento da miopia. (Estudo comprovado e já em uso)
2. Novos Tratamentos no Controle da Miopia: Lentes de Contato Especiais
Lentes de contato multifocais
Lentes de contato ortoqueratológicas (ORTO-K)
As lentes de contato especiais têm mostrado resultados promissores no controle da progressão da miopia. Existem diferentes tipos, como as lentes de contato multifocais e as lentes de contato ortoqueratológicas (ORTO-K). As lentes multifocais podem ajudar a reduzir o estÃmulo para o crescimento axial do olho, enquanto as lentes ORTO-K são usadas durante o sono para remodelar temporariamente a córnea. Essas opções têm o potencial de diminuir a taxa de progressão da miopia em crianças e adolescentes. (Estudo comprovado e já em uso)
3. Tratamentos no Controle da Miopia: Terapia Farmacológica com Atropina
Atropina
Alguns medicamentos têm sido estudados para o controle da miopia. Um exemplo é a atropina, que é um agente dilatador da pupila. A utilização tópica de atropina em baixas concentrações tem mostrado eficácia em retardar o avanço da miopia em crianças. Outros medicamentos, como a pirenzepina e o colÃrio de baixa dose de pirenoxina, também estão sendo investigados e mostram resultados encorajadores na redução da progressão da miopia. (Estudo comprovado e já em uso)
4. Implantes Corneais
Os implantes corneais, como os anéis corneanos intracorneanos (ICRs) e os implantes de colágeno corneano, são tecnologias emergentes no controle da miopia. Esses implantes são colocados na córnea para remodelar sua forma e corrigir o erro refrativo. Além de melhorar a visão, eles têm o potencial de retardar a progressão da miopia e estabilizar a condição ao longo do tempo. (Ainda em estudo)
5. Terapia de Luz
A terapia de luz, também conhecida como terapia de controle de ambiente, envolve a exposição a determinadas intensidades e comprimentos de onda de luz para controlar a miopia. Acredita-se que a luz natural ao ar livre tenha um efeito protetor contra o desenvolvimento da miopia em crianças. Além disso, dispositivos que emitem luz especial podem ser usados em ambientes internos para simular os benefÃcios da luz natural e ajudar a reduzir a progressão da miopia. (Estudo em Guangzhou, na China)
Você tem miopia e quer evitar sua progressão?
É fundamental buscar orientação de um oftalmologista especializado para explorar as opções de tratamento mais recentes no controle da miopia. Cada caso é único, e um profissional qualificado poderá avaliar a progressão da miopia, discutir os tratamentos mais adequados e recomendar a abordagem mais eficaz para a sua situação especÃfica.
