A catarata é uma condição ocular comum em que a lente natural e cristalina do nosso olho se torna opaca, causando visão turva e embaçada. Felizmente, ela tem cura! O tratamento é através da cirurgia de catarata, sendo esse um procedimento seguro e eficaz que pode restaurar a visão dos pacientes.
Neste post, vamos discutir como é feita a cirurgia de catarata, quanto ela pode custar e se os planos de saúde costumam cobri-la.
Como é feita a cirurgia de catarata?
A cirurgia de catarata é realizada em centro cirúrgico e dura cerca de 20 minutos. Os pacientes recebem anestesia local e sedação, mas não precisam anestesia geral.
Durante a cirurgia, o oftalmologista faz uma pequena incisão na córnea para acessar cristalino, lente natural do olho. A lente é então quebrada em pedaços menores com um LASER ou facoemulsificação (um dispositivo ultrassônico) e removida. A nova lente artificial, chamada de lente intraocular, é então inserida no lugar da lente antiga. Essa nova lente possui grau, o que permite que o paciente não precise mais usar óculos após a cirurgia ou pelo menos reduza a necessidade de óculos.
Qual o preço da cirurgia de catarata? Quanto custa a cirurgia de catarata? Qual o valor da cirurgia de catarata?
O custo da cirurgia de catarata pode variar bastante, dependendo de vários fatores como: a localização geográfica; o tipo de lente intraocular colocada; técnica utilizada, manual ou a laser; a dificuldade da cirurgia e a clínica em que o procedimento é realizado. Em média, o valor pode variar de R$ 5.000 a R$ 25.000 CADA OLHO.
É importante lembrar que o preço da cirurgia de catarata não deve ser o único fator considerado ao escolher a clínica ou o médico oftalmologista. É necessário verificar se o profissional tem experiência na realização desse tipo de procedimento e se a clínica oferece boas condições de segurança e higiene.
O plano de saúde cobre a cirurgia de catarata?
Em geral, os planos de saúde cobrem a cirurgia de catarata, uma vez que ela é considerada uma intervenção cirúrgica necessária para a saúde ocular. No entanto, é importante verificar com seu plano de saúde quais são as coberturas e regras específicas, pois algumas operadoras podem exigir que o paciente cumpra critérios para a realização do procedimento, como comprovação do grau de opacidade da lente.
O plano cobre todas as lentes e técnicas da cirurgia de catarata?
O que o plano geralmente cobre é o custos de centro cirúrgico, anestesista, lente mais básica e cirurgia com técnica manual. Caso o paciente opte por uma lente intraocular premium ou técnica a laser, é necessário arcar com a diferença do valor. Mas caso o plano de saúde não cubra a cirurgia de catarata, existem opções de parcelamento e financiamento disponíveis nas clínicas oftalmológicas.