O que é o crosslinking corneano?
O crosslinking é uma técnica utilizada para tratar o ceratocone, uma doença degenerativa da córnea que pode causar a perda de visão. Se você apresenta sintomas de ceratocone, como visão embaçada, sensibilidade à luz e dificuldade de enxergar à noite, procure um oftalmologista para uma avaliação completa e para saber se o crosslinking é indicado para o seu caso. A saúde dos seus olhos é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida e bem-estar
Como é feito o crosslinking?
O procedimento de crosslinking é realizado em centro cirúrgico e consiste na aplicação de uma solução de riboflavina (vitamina B2) na superfície da córnea. Em seguida, é realizada a exposição da córnea à luz ultravioleta de comprimento de onda específico por alguns minutos. A combinação da riboflavina e da luz ultravioleta cria uma reação química na córnea, fortalecendo suas fibras de colágeno e impedindo o avanço do ceratocone.
O crosslinking é um procedimento relativamente rápido, durando cerca de 30 a 60 minutos e indolor, pois é realizado com anestesia tópica.
Qual o preço do crosslinking? Quanto custa o crosslinking? Qual o valor do crosslinking corneano?
O preço do crosslinking pode variar de acordo com a clínica oftalmológica e a região onde o procedimento será realizado. Em média, o preço pode variar entre R$ 3.000 e R$ 5.000 CADA OLHO.
O plano de saúde cobre o crosslinking?
Em relação à cobertura do plano de saúde para o crosslinking, é importante verificar as condições do seu plano e confirmar se o procedimento está coberto e quais são as condições e limitações de cobertura. Geralmente o plano cobre, mas em alguns casos, o procedimento pode estar disponível apenas com a comprovação da doença e evolução do ceratocone.