As lentes de contato evoluíram ao longo dos anos, mas o uso inadequado das mesmas continua a chamar a atenção dos médicos. A má higienização e uso prolongado das lentes podem causar doenças oculares que vão de uma simples irritação até a casos mais graves como a necessidade de um transplante de córnea. Nesse post vamos abordar os riscos que o mal uso das lentes de contato podem trazer a saúde ocular
Riscos! Doenças graves causadas pelo mal uso das lentes de contato:
Ceratite infecciosa ou úlcera de córnea
Dentre as doenças mais graves causada pelo mal uso das lentes de contato, está a ceratite infecciosa ou úlcera de córnea (lesão ou infeção originada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas). Essa patologia provoca uma opacidade na córnea.
Baixa oxigenação da córnea | Neovasos | Danos a células endoteliais
Outra complicação que podemos encontrar, é a baixa oxigenação da córnea, causada pela utilização por tempo prolongados lentes. Alguns pacientes podem desenvolver neovasos na córnea ou, em casos mais graves, sofrer danos nas células endoteliais. Mas porque isso quer dizer? A córnea, essa parte transparente que cobre nosso olho, é um tecido avascular, ou seja, suas células são nutridas por oxigênio e não tem vasos sanguíneos. Quando má oxigenada, suas células podem entrar em falência e neovasos podem surgir para tentar suprir o aporte de oxigênio. Isso, no longo prazo, contribui para a baixa visual e até mesmo para a necessidade de transplante de córnea Hoje, existem lentes com alta oxigenação, mas é preciso obedecer ao período de descarte sugerido pelo fabricante e o tempo de uso diário estipulado pelo oftalmologista.
Reação alérgica
Não havendo cautela e respeito as orientações de uso adequado, outra consequência desagradável é uma reação alérgica. Nessa circunstância, é preciso suspender o uso das lentes e pode haver a possibilidade de não poder usar mais lentes.
Mas porque essas doenças relacionadas ao mal uso da lente de contato tem aumentado?
Uma parte significativa para isso é facilidade de comprar as lentes pela internet acabou banalizando sua utilização. Elas estão mais acessíveis, mas quando o paciente este compra a lente, não tem nenhuma orientação correta de uso. O ideal é consultar com seu oftalmologista, fazer um teste de lente e assim receber todas as orientações adequadas de uso.
Tipos de lente de contato
Gelatinosas
Existem as diárias, as quinzenais, as mensais e as anuais. É importante saber que esse é o tempo que leva para o produto perder a validade e não tem a ver com a quantidade de vezes que ela foi usada.
Rígidas
Essas são grandes aliadas nos pacientes que têm ceracotone, doença que deforma a córnea. Existem 2 tipos: corneadas (menores) e as esclerais (maiores, que se apoiam na parte branca do olho).
7 Cuidados para tem um bom uso das lentes de contato
Não utilize soro fisiológico ou água para limpeza. Cada tipo de lente tem indicação correta de produto para a limpeza. Soro e água são meio para crescimento de micro-organismo que contaminam a lente e consequentemente o olho do paciente.
No momento de armazenar, é preciso descartar a solução que já estava no estojo e colocar uma nova quantidade antes de acomodar as lentes.
Os estojos também devem ser limpos diariamente com a mesma solução. Seque-o com uma toalha de papel.
Lave bem as mãos com água e sabão antes de manusear as lentes.
Não utilize as lentes após o seu vencimento.
NUNCA durma com as lentes de contato.
Use colírios lubrificantes.
Commenti